O bônus para o professor é uma bonificação dada pelo estado para retribuir os bons resultados nos índices avaliativos. Em resumo, a escola que melhor se classificar, terá um maior bônus para os professores e diretores. E assim, a escola que pior se classificar, receberá um bônus menor. Parece justo, mas não é. A escola que não atinge uma boa classificação reflete as péssimas condições de educação. Salas de aula superlotadas, estrutura ruim para os estudantes. E é claro, professores extremamente mal remunerados.
Será que é tão difícil assim perceber que um professor bem pago trabalha melhor? Ser desvalorizado como é só o ajuda a ser desmotivado e conseqüentemente se preocupar menos se a aula que dá é boa ou não. E parece que eles querem desmotivar mais ainda. São capazes de retribuir a professores, como essa bonificação, o valor de trinta centavos. Pois é, quer dizer que o esforço que o professor fez preparando aulas, preparando pessoas para a vida, aumentando o conhecimento vale TRINTA CENTAVOS?
É um absurdo. Nenhum trabalho digno recebe uma bonificação de trinta centavos. É uma vergonha ver que seu trabalho valeu trinta centavos a mais no seu salário. Cada vez mais professores formados desistem de dar aula na rede pública. O exemplo é nossa escola, onde ficamos cerca de um mês sem um professor para dar aula de Geografia e para dar aula de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Qualidade Total, no curso de logística. E tenho conhecimento que eles saíram, pois receberam uma melhor proposta. E não tiro a razão deles.
Por isso chamo os alunos a essa luta. Pode parecer apenas uma luta dos trabalhadores pelo salário, mas não é. É uma luta pela educação da qual nós alunos somos protagonistas. Ignorar o problema é concordar com a situação atual, é concordar com a falta de professores, má infraestrutura e falta de material adequado e de direito para a educação básica. Levantemo-nos e façamos dessa manifestação uma oportunidade para soltarmos a nossa voz e pedirmos respostas. Quer mudanças? Lute por elas.
Fernanda Delforno
Fernanda, nada mais certo do que isso, um bonificação de 30 centavos, acho que tá mais fácil um professor parar de dar aula e recolher reciclavel na rua, faz mais dinheiro. Você expressou nesse texto com educação e com menos gritos tudo o que eu penso sobre isso.
ResponderExcluirHomero