terça-feira, 10 de maio de 2011

A visão do Aluno: O Bônus

O bônus para o professor é uma bonificação dada pelo estado para retribuir os bons resultados nos índices avaliativos. Em resumo, a escola que melhor se classificar, terá um maior bônus para os professores e diretores. E assim, a escola que pior se classificar, receberá um bônus menor. Parece justo, mas não é. A escola que não atinge uma boa classificação reflete as péssimas condições de educação. Salas de aula superlotadas, estrutura ruim para os estudantes. E é claro, professores extremamente mal remunerados.
Será que é tão difícil assim perceber que um professor bem pago trabalha melhor? Ser desvalorizado como é só o ajuda a ser desmotivado e conseqüentemente se preocupar menos se a aula que dá é boa ou não. E parece que eles querem desmotivar mais ainda. São capazes de retribuir a professores, como essa bonificação, o valor de trinta centavos. Pois é, quer dizer que o esforço que o professor fez preparando aulas, preparando pessoas para a vida, aumentando o conhecimento vale TRINTA CENTAVOS?
É um absurdo. Nenhum trabalho digno recebe uma bonificação de trinta centavos. É uma vergonha ver que seu trabalho valeu trinta centavos a mais no seu salário.  Cada vez mais professores formados desistem de dar aula na rede pública. O exemplo é nossa escola, onde ficamos cerca de um mês sem um professor para dar aula de Geografia e para dar aula de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Qualidade Total, no curso de logística. E tenho conhecimento que eles saíram, pois receberam uma melhor proposta. E não tiro a razão deles.
Por isso chamo os alunos a essa luta. Pode parecer apenas uma luta dos trabalhadores pelo salário, mas não é. É uma luta pela educação da qual nós alunos somos protagonistas. Ignorar o problema é concordar com a situação atual, é concordar com a falta de professores, má infraestrutura e falta de material adequado e de direito para a educação básica. Levantemo-nos e façamos dessa manifestação uma oportunidade para soltarmos a nossa voz e pedirmos respostas. Quer mudanças? Lute por elas.

Fernanda Delforno

Um comentário:

  1. Fernanda, nada mais certo do que isso, um bonificação de 30 centavos, acho que tá mais fácil um professor parar de dar aula e recolher reciclavel na rua, faz mais dinheiro. Você expressou nesse texto com educação e com menos gritos tudo o que eu penso sobre isso.
    Homero

    ResponderExcluir