terça-feira, 10 de maio de 2011

Assembleia decreta a greve dos Trabalhadores do Centro Paula Souza

10/5/2011
Reunidos em assembleia geral nesta terça-feira, 10 de maio, os funcionários e professores do Centro Paula Souza aprovaram a greve geral. Todas as formalidades foram cumpridas pelo Sindicato (clique aqui e confira os ofícios enviados à Superintendência e ao governador Geraldo Alckmin ).
O movimento terá início na sexta-feira, 13 de maio. O ato de lançamento está marcado para as 14 horas, no prédio da FATEC/São Paulo.
A decisão da assembleia geral foi embasada nos resultados apresentados pelas assembleias setoriais (veja abaixo), realizadas nas escolas, que apontaram 60% da categoria favoráveis à decretação da greve.
As unidades que já aprovaram a greve
Durante duas semanas, diretores sindicais e voluntários percorreram um grande número de escolas, espalhadas em todo o estado. Até o final da assembleia geral desta terça-feira, 10/5, foi contabilizada a realização de assembleias setoriais em 96 escolas técnicas e faculdades de tecnologia, além da Administração Geral do Centro Paula Souza (que fica na capital). Destas unidades, 63 votaram a favor do início da greve, 31 contrárias e 4 abstenções. Em 4 unidades, a direção impediu a realização das assembleias. Nestas 96 ETECs e FATECs, figuram as maiores unidades do Centro Paula Souza, na capital e no interior.
Dentre os trabalhadores ouvidos, 60,01% disseram SIM à greve, 31,27% foram contra e 8,72% se abstiveram.
A avaliação do Sinteps é que os números são incontestavelmente favoráveis à greve e apontam uma profunda indignação da categoria com o arrocho salarial e as más condições de trabalho. A adesão deve aumentar ainda mais no decorrer dos próximos dias. Nas unidades que ainda não realizaram assembleia, isso pode ser feito a qualquer momento, com o indicativo de adesão à greve já decretada.
A seguir, confira a lista das unidades que já entram em greve no dia 13 de maio:
FATECs que já aprovaram a greve : Barueri, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, São Paulo (somente os funcionários), Zona Leste/SP, Indaiatuba, Jundiaí, Mogi Mirim, Botucatu, Itu, Sorocaba, Garça, Ourinhos, São José dos Campos, Bauru, Jaboticabal e Taquaritinga.
 
ETECs que já aprovaram a greve : Carapicuíba, Diadema, Lauro Gomes (São Bernardo do Campo), São Caetano, Albert Einstein (SP), Aprígio Gonzaga (SP), Carlos de Campos (SP), Guaianazes (SP), Guaracy Silveira (SP), Martin Luther King (SP), Santo Amaro (SP), São Paulo (SP), Zona Sul (SP), Zona Leste (SP), Conselheiro Antônio Prado (ETECAP/Campinas), Bento Quirino (Campinas), Mogi Mirim, Botucatu, Sorocaba (as duas unidades), Tatuí, Votorantim, Cândido Mota, Paraguaçu Paulista, Quatá, São Sebastião, Lins, Catanduva, Monte Aprazível, Votuporanga, Santos (as duas unidades), São Vicente, Ibitinga, Araraquara, Industrial de Adamantina, Presidente Prudente, Rancharia, Teodoro Sampaio, Penápolis, Camargo Aranha (SP), Itatiba e Rocha Mendes (SP).
Administração Central (SP) .
Os eixos da greve são: Reajuste e recomposição salarial!; Definição de política salarial!; Melhoria dos benefícios!; Democratização das estruturas de poder do Centro Paula Souza!; Defesa da manutenção do vínculo entre o Centro Paula Souza e a Unesp!
 
CHEGA DE EXPLORAÇÃO! SEM LUTA, NÃO TEM CONQUISTA! VAMOS FAZER UMA GREVE FORTE E VITORIOSA!

25 comentários:

  1. Estou junto! CHEGA DE EXPLORAÇÃO! SEM LUTA, NÃO TEM CONQUISTA! VAMOS FAZER UMA GREVE FORTE E VITORIOSA! [2]!

    ResponderExcluir
  2. e nós alunos tomamos bem gostoso, teto que repor aula nos finais de semana, obrigada ae professores

    ResponderExcluir
  3. Concordo que não há conquista! Mas vocês acham justo fazer com que os alunos percam o ano ? Eu mesma, fiz muitos planos, e se perder esse ano não sei o que farei! Não quero ter que sair da escola onde estou, pois como vocês, também batalhei para estar lá! E não seria justo os alunos serem totalmente prejudicados!

    ResponderExcluir
  4. Como já foi dito: sem luta não há conquista !
    se não for agora quando será ?

    Um exemplo é a citação da Fernanda no seu texto, esse ano os alunos ficaram quase 1 mês sem aula de geografia, houve também o caso do curso técnico em designer de jogos que não foi possível ser concretizado graças ao salário que é pago a um professor do Centro Paula Souza.

    Vamos deixar isso piorar ou vamos fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Voceis deveriam pensar mais nos alunos. Não falo por mim, que estou no 2º ano do ensino médio e no 1º módulo do técnico, mas falo por aqueles alunos que estão no 3º ano do médio e no ultimo módulo do técnico, que vão acabar se complicando com os TCCs.
    Desse jeito voceis estão acabando com a carreira profíssional de muitos jovens.

    ResponderExcluir
  6. cara, voces realmente não tão vendo um palmo a frente do nariz, sou aluna da fatec me mogi das cruzes e aqui, 90% dos alunos estão aprovando, temos em todas as fatec e etecs professores com 60 horas semanais trabalhadas, pois não conseguem se manter de outra forma por causa do baixo salario...

    ResponderExcluir
  7. é nois na greve!

    ASOPKDPSA brinks, é isso, no apoio o/

    ResponderExcluir
  8. Bom se ficarmos sem fazer nada agora no ano que vem corremos o risco de ficar sem professor para várias matérias, esse ano ficamos 1 mês sem aula de geografia, a professora de matemática saiu da escola porque recebeu uma oferta de emprego melhor, além do o curso técnico em logística que também sofreu com a falta de professor.
    E no ano que vem vai ser o que? 3 mêses ou mais sem professor de matemática, física... ?

    acordem! se não for feito nada agora a situação vai piorar!!

    ResponderExcluir
  9. É isso aew, vai te treta com a rota! OKASOPDKASD

    ResponderExcluir
  10. Protestos sim, mas, putaqueopariu... greve vai ferrar a vida de todos os alunos!!! Como vai ficar o semestre?! Como fica minha vida quando eu tiver que repor as aulas, sendo que eu trabalho aos finais de semana?!

    ResponderExcluir
  11. Só um complementar... se o professor da FATEC ganha R$ 18,00 por aula, eu to ganhando muito bem na Microcamp, com meus R$12/15,00 por aula... e os professores fatecanos muito mal...

    E se ganham tão mal assim, como é que ta todo mundo de carro novo? Alguns até mesmo até carro importado semi-novo?

    Se vai jogar no ventilador, pelo menos joga direito!!

    ResponderExcluir
  12. Não sei nas faculdades mas como ja disse a Lilith que estuda na fatec de mogi das cruzes, muitos professores das fatecs e etecs dão mais de 60 hrs semanais porque não conseguem se manter com o baixo salário que é pago hoje.

    ResponderExcluir
  13. Sou aluna da FATEC de Barueri e lá a aprovação da greve é unânime!! Além do salário miserável e da falta de professores, não temos ferramentas necessárias para as aulas práticas, como sistemas de comércio exterior e aparelhos pro curso de Transportes Terrestres. Ontem fizemos um protesto na inauguração da ETEC, onde o governador estava presente http://twixar.com/AG54h5UN

    ResponderExcluir
  14. eu estou no 3° ano e apoio a greve, além da materia que é passada em sala devemos ganhar maturidade política , e é isso que esta greve esta passando para nos

    Vamos lutar contra o que nos é tirado e o que não concordamos no sistema

    APOIO

    ResponderExcluir
  15. mano se esse ano faltou professor para nós, imagine daqui alguns anos. a melhor escola publica de itatiba com certeza vai sair desse lugar, pq sem professor na escola não tem escola, certo? imagino o quanto essas pessoas são egoistas... pensam só no seu proprio "ensino" que vai receber. se ta tão preocupado pega um livro e estuda. acha que na faculdade vai ter sempre um professor com vc tirando todas suas duvidas? ah para vai! daqui a pouco os professores será uma profissão extinta. VAMOS VALORIZAR OQ REALMENTE IMPORTA! e pensar no próximo é bom tbm, sozinho vc não é ngm

    ResponderExcluir
  16. Aff, como todo mundo já disse, apenas repito: E NÓS ALUNOS TOMAMOS BEM GOSTOSO, REPONDO AULA.
    E esse nãoi é nem o fator principal: E quem está no terceiro ano e vai prestar Vestibular? E os 3 terceiros módulos dos técnicos, eihn professores?! ¬¬

    ResponderExcluir
  17. Acabei de receber msg de Laura Lagana (superintendente do CP)=

    O Governador Geraldo Alckmin sensível às nossas reivindicações salariais, há 15 dias me autorizou a iniciar conversações com as Secretarias de Gestão e Planejamento.

    Hoje em contato com ele, fui informada de que na próxima 6ª feira, será anunciado um reajuste, cujo índice está sendo definido pelos órgãos competentes.

    ResponderExcluir
  18. "Voceis deveriam pensar mais nos alunos". E vocês também, deveriam pensar mais nos alunos. Vocês não serão os últimos alunos da suas Etecs e Fatecs e dos seus cursos, depois disso virão milhares e milhares, e o que vocês podem fazer por eles agora?

    Um dos maiores problemas do brasileiro é o egoísmo. Parem de pensar em vocês mesmos. Greve não é facil para ninguém, se os alunos vão precisar repor aula, não esqueça que o professor estará lá e que os funcionários terão que ajudar no acontecimento dessa aula. Parem de pensar na sua formatura, graduação, vestibular, emprego e pensem um pouco no futuro da sua escola, do seu estado e da educação brasileira. Sacrifícios são necessários para um bem maior. Todos vão perder com a greve nesse momento, mas tenho certeza que o resultado lá na frente valerá a pena. Vamos pensar menos no "eu" e mais no coletivo.

    ResponderExcluir
  19. As pessoas precisam parar de olhar seu proprio umbigo, só pensam no agora e não estão nem aí pro futuro. Pessoal que é contra a greve, pensem bem antes de julgar...não seria ótimo se seus filhos e netos tivessem uma educação pública de qualidade? que não sofressem o que muitos esse ano sofreram, como a falta de professores pro ensino tecnico e médio?

    Vestibular todo ano tem, se não passar agora, tente de novo, isso é só uma desculpa para o egoísmo natural do ser humano.

    SEM LUTA, NÃO HÁ CONQUISTA!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu prefiro perder alguns dias de aulas, algumas manhas de sabados tendo que ir repor aula, do que ter um péssimo ensino, ficar semanas sem professores.
    Há muita coisa além de vestibular e minha nota, por isso que hoje precisamos fazer greve para um professor, uma profissão que é a base para o desenvolvimento de um país e mesmo assim não é levado a serio, receber salário e condições dignas para exercer sua função e com muita qualidade.
    Sou aluna do 3 ano e apoio a greve, e nao faz mal se depois terei que correr atrás para recuperar um tempo que gastei lutando pela melhoria da escola onde estudei, e aonde quero sair e deixa-la melhor paras vcs alunos de 1 e 2 anos, é horrível em seu ultimo ano, vc nao ter professor para dar aula, e nao teremos outro ano para recuperar. Vamos parar de olhar apenas nosso umbigo e olharmos um pouquinho em volta. ou você acha que a estrutura da escola é boa?!

    ResponderExcluir
  21. Tem gente questionando o fato de professor andar de carro zero? Meus caros, qualquer um financia um veículo em 60 vezes sem entrada hj em dia. Carro zero qualquer um pode ter! Não lutamos apenas por salários, lutamos por condições dignas de trabalho para professores e estudo para os alunos! Parem de olhar para o próprio umbigo e se forem argumentar contra a mobilização dos professores e funcionários usem argementos consistentes e não me venham com conversa fiada!

    ResponderExcluir
  22. mano, ja que é pra Fazer a bagaça vamo todo mundo entao !

    Quem nao apoia, agora deve apoiar porque ja ta rolando a greve ! Qnto mais gente mais rapido vai acaba essa budega

    ResponderExcluir
  23. Meu, eita povo egoísta, num quer que professor faça greve por salário (entre outras coisas) vendam as casas de vocês e forneçam um salário digno e condições pros professores trabalharem e assim a gente nao entra em greve.
    E se vocês ficaram um mês sem professores foi por causa da excelência da nossa escola e dos nossos professores, talvez sem ela vocês tivessem ficado 3,4 meses sem professor, se liga turma, como dira a Ângela, se espertem.

    ResponderExcluir
  24. bom , agora que a agreve foi decretada , não adianta ficar reclamando,se voces acham tão injusto com os alunos , porque não lutam juntos para que se resolva logo, se a união faz a força..então estamos juntos Rosa!!!

    ResponderExcluir
  25. Bom, como disse a profª Taís: Os professores dessa escola tem condições de dar aulas em outros lugares e ganhar mais. Se eles saírem, que tipo de professor vai aceitar trabalhar por R$ 10,00 a hora aula??

    ResponderExcluir