sexta-feira, 20 de maio de 2011

Nota de Esclarecimento - SARESP

Em reposta à matéria publicada neste jornal em 20/05/2011 intitulada “Escolas Técnicas têm notas menores em avaliação estadual”, venho por meio deste espaço democrático esclarecer uma série de informações em nome, principalmente, do corpo docente e alunos da ETEC Rosa Perrone Scavone.
A avaliação a qual a matéria se refere é o denominado SARESP aplicado anualmente às escolas de São Paulo por parte da Secretaria da Educação Estadual. Em primeiro lugar, a matéria afirma que nos colégios técnicos a média obtida em 2010 foi menor nos dois conteúdos avaliados, Língua Portuguesa e Matemática em relação ao exame aplicado no ano de 2009. Apesar da queda, pouco expressiva por sinal, as escolas técnicas ainda mantêm padrão de qualidade incomparável e possuem médias nos conteúdos avaliados maiores do que as obtidas por qualquer colégio da rede estadual vinculado à Secretaria da Educação. Além disso, tal queda não é realidade em nossa escola, a qual superou as médias obtidas no exame SARESP aplicado no ano de 2009, ficando com médias inclusive, acima do próprio Centro Paula Souza. Se tais médias forem comparadas às demais escolas estaduais existentes no município, novamente a média obtida é maior. Resultados detalhados a respeito do assunto podem ser consultados no site www.saresp.fde.sp.gov.br .
Outro ponto a destacar, é o fato de que a cada ano que passa as ETEC´s, de maneira geral, e mais especificamente a nossa escola, aprovam mais e mais alunos concluintes do Ensino Médio em vestibulares de universidades públicas estaduais e federais. Basta analisar os números do ano anterior relativos à nossa escola onde o índice de aprovação em universidades públicas foi de mais de 40%. Além disso, o sucesso de nossos alunos nas mais diversas olimpíadas estudantis (Química, Física, Astronomia, Geografia...) realizadas ao longo do ano, atesta a qualidade de nosso trabalho. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) também não deixa dúvidas. Há vários anos estamos entre as escolas com maior pontuação na cidade estando à frente, inclusive, de escolas particulares onde os salários e condições de trabalho e estudo são melhores.
Sendo assim, pensamos ser de suma importância esclarecer a toda comunidade itatibense que o trabalho realizado pelos docentes da ETEC Rosa Perrone Scavone é de primeira qualidade, e não pode ser desmerecido por ninguém, seja por motivos políticos ou ideológicos. Além do mais, a greve na qual estamos envolvidos é justa. Somos professores os quais sobrevivem com uma remuneração de R$10,00 hora/aula e levamos seis anos para obter um reajuste salarial de apenas 11% sem apresentar queda na qualidade do trabalho. Há anos, neste estado, se promove a desvalorização profissional daquele que é a base para a formação de qualquer sociedade digna, justa e igualitária. Enquanto não valorizarmos o professor não sairemos do limbo e marasmo intelectual ao qual estamos condenados. Lutamos por dignidade e respeito! Somos acima de tudo profissionais!


Márcio Adriano Bredariol – Professor de Geografia da ETEC Rosa Perrone Scavone, em nome de todo corpo docente e alunos

Há cinco anos sem aumento e evolução funcional...

4 comentários:

  1. Ótima resposta Professor Márcio, ótima mesmo...

    ResponderExcluir
  2. VLw marciao ! li isso no jornal e fiquei indignado !

    ResponderExcluir
  3. Eu sabia, não acreditei em uma só palavra daquela reportagem sem me reportar para o Rosa. Eu sabia que para nós as coisas fluiam de maneira diferente.
    É isso aê professor Márcio, são todos profissionais, e acredite-me, enquanto você não ganharem o que merecem, não silenciarei. Vocês merecem mais!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir