quarta-feira, 30 de março de 2011

Qual é o valor de um professor?

Qual é o valor de um professor?
Semana passada uma aluna me perguntou:
- Professora é verdade que uma professor na Universidade chega a ganhar R 7000,00?
Respondi-lhe com outra pergunta:
-Causaria estranheza a você se soubesse que um engenheiro, por exemplo, ganhasse esse montante numa multinacional ?
Essa aluna é muito querida, e não a condenei pela dúvida, mas fiquei um tanto triste, uma vez que ela expressou um pensamento ainda presente na sociedade: o fato de o professor não ser visto como um profissional e sua remuneração encarada como irrelevante.
Haveria uma relação direta entre salário e uma formação com qualidade?
Obviamente que sim! Basta observarmos alguns fatos que vêm ocorrendo nos últimos anos:
O primeiro deles refere-se ao fechamento de cursos que formam professores devido à falta de interesse dos jovens à carreira.
Outro grave problema é a longa jornada de trabalho a que deve se submeter o professor para dar conta do padrão de vida que julgue digno. A maioria dos profissionais ocupa todo o seu tempo dentro da sala de aula, o que sobra pouco tempo para o devido preparo de aulas e leituras necessárias para um pretenso bom nível.
Leituras são essenciais a um profissional moderno de qualquer área, quanto mais a um professor! Não me refiro aqui a apenas livros da disciplina ou revistas. O leque deve abranger a atualização ligada às notícias do momento, atividades culturais como teatro, cinema, viagens.
É necessário considerar ainda que o Centro Paula Souza tem um excelente padrão,...ainda! Porque conta com profissionais que apesar de pouco valorizados, optaram por permanecer, contribuindo com excelentes resultados obtidos ano a ano por nossos alunos, quer em seu ingresso em excelentes universidades, caso do aluno do Ensino Médio, ou os egressos dos cursos técnicos que se inserem no mercado de trabalho.
Acredito que não deveríamos ter que enfrentar uma greve para sermos ouvidos e reconhecidos. O governo do Estado de São Paulo já teria que ser proposto há anos um plano de carreira compatível e digno, porém isso não ocorreu.
É por isso que criamos esse blog para esclarecer à comunidade escolar e à sociedade em geral que o descontentamento é um sentimento crescente entre nossos colegas, por essa razão é que gostaríamos de contar com todos para se juntarem à nossa luta.
Angela Minutti (Prof. da Etec Rosa Perrone Scavone)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Coletivo Rosa em luta

            Estamos próximos do mês de Abril. A data base se aproxima e uma inquietação toma conta dos professores e funcionários da ETEC Rosa Perrone: Qual será o tamanho do reajuste deste ano?

O valor do salário é debate cotidiano entre os professores, uma vez que o valor da hora/aula é ultrajante se considerarmos qualquer padrão razoável de vida que permita uma dedicação integral com austeridade e motivação ao seu trabalho de servidor/educador público. Entre os técnicos administrativos a situação não é diferente, ainda mais com uma inflação que se faz sentir em dois pontos fundamentais dos orçamentos familiares: alimentação e aluguel.

Além das questões de fórum pessoal e familiar, a situação salarial das ETECs vem gerando uma falta de Professores na rede do Centro Paula Souza. Neste ano nossa escola sofreu com este problema, demorando um mês para completar seu quadro de professores. As injúrias não param por aí, uma vez que perdemos colegas, após o começo das aulas, que receberam propostas de trabalho melhores.

É hora de avaliarmos que tipo de condição de trabalho o governo do estado mais rico do país quer estabelecer para seu carro chefe da propaganda eleitoral do ano passado.  As ETECs e FATECs eram as meninas dos olhos da propaganda do governo à reeleição. Sendo assim, nada mais justo do que valorizar aquilo que faz deste espaço esse sucesso:as pessoas.

A principal reivindicação do sindicato é de pagamento de 58,90% de recomposição para os docentes e 71,79% de recomposição para os administrativos, para recompor o poder de compra dos salários dos trabalhadores do Ceeteps.

Nós do Coletivo Rosa em Luta, organizado a partir de professores insatisfeitos com a política salarial do governo do estado, buscamos uma saída e esperamos que os colegas e alunos ajudem-nos participando e debatendo nossa situação, pois a única vitória que nosso coletivo vislumbra surge da união das pessoas da escola e da união de todas as ETECs do estado.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Link das lamentações

Post aqui suas lamentações....

Motivação

Motivação é dar motivos....

Quais os motivos que o Centro Paula Souza oferece aos seus proletários?

Professor tem que motivar os alunos, ora, se o professor está desmotivado.... como motivá-los????

=======================> Cadeia de Desmotivação <=====================

Nascemos para lutar por dignidade e qualidade....

Em fim depois de tantos e tantos anos sendo maltratados pela Instituição Centro Paula Souza, alguns professores da Escola Técnica Rosa Scavone, resolveram dar o primeiro passo na luta por melhores salários, dignidade e qualidade de ensino nas escolas técnicas estaduais. Nascemos com o intuito de alertar, comunicar e orientar alunos, professores, funcionários da escola quanto a negociações que poderemos realizar e medidas que iremos tomar em nosso caminho de luta e reinvindicações para alcançar melhores condições de trabalho.